A Clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação – abriu novas vagas para atendimento à comunidade, inclusive para crianças e pessoas com deficiência. As consultas e procedimentos são realizados no Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, bairro Rebouças, mediante agendamento.
Inaugurada em maio deste ano, a clínica oferece serviços de endodontia, periodontia, ortodontia, dentística restauradora, cirurgias orais, profilaxias, prótese dentária, reabilitação oral e tratamentos para disfunção temporomandibular (DTM) ou dor orofacial.
Um dos diferenciais é o horário de atendimento. As consultas são realizadas nos períodos matutino, das 8h50 às 12h, e noturno, das 19h às 21h30, para facilitar a rotina de quem tem o dia tomado por compromissos. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (41) 99134-5584, das 9h às 19h.
Coordenador pedagógico do curso de Odontologia do UniCuritiba, o cirurgião dentista Leonardo Luiz Muller explica que a atenção às crianças é fundamental, já que a cárie precoce da infância é a doença crônica mais comum entre meninos e meninas menores de seis anos. "Nossa recomendação é que a primeira ida ao consultório ocorra logo após a erupção do primeiro dente, mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria das crianças brasileiras."
No mundo, de acordo com a Associação Internacional de Odontopediatria (IAPD), cerca de 600 milhões de meninos e meninas nunca foram ao dentista antes da pré-escola. "Queremos contribuir para reverter esse cenário aqui na nossa região. Na Clínica-escola do UniCuritiba temos infraestrutura completa e moderna para o atendimento à comunidade", avisa.
Além de beneficiar a população, o local serve como acelerador do aprendizado. Sob a supervisão dos professores, os estudantes de Odontologia unem teoria e prática ao atuar no dia a dia da clínica-escola. O UniCuritiba também faz convênios com instituições do Paraná.
Em junho, nove crianças e adolescentes da Escola Estadual José Busnardo, de Curitiba, receberam atendimento odontológico na Clínica-escola do UniCuritiba. A ação foi resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e o UniCuritiba, com apoio da ONG Mão na Massa.
Entre 2010 e 2023, segundo a pesquisa SB Brasil, o número de crianças de 5 anos livres de cáries aumentou. O Sul registrou o melhor desempenho, com um crescimento de 40,7%. No Sudeste, o percentual foi de 21,9%, à frente do Nordeste (17,1%) e Norte (11,2%). O acesso à saúde bucal foi ampliado tanto em capitais quanto em cidades do interior. Apenas o Centro-oeste apresentou pequena queda nessa proporção (de 38,8% para 37,9%).
"Os números são positivos, mas ainda podemos avançar. Por isso, a Clínica-escola do UniCuritiba quer ampliar seus atendimentos à população, em especial na odontopediatria e para o público PcD", avisa o professor Leonardo.
Serviço:
O quê: Clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba
Onde: Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, no bairro Rebouças
Para quem: atendimento aberto à comunidade, com vagas disponíveis também para crianças e pessoas com deficiência
Quando: consultas de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã (8h50 às 12h) e à noite (19h às 21h30)
Como: agendamento pelo telefone 41 99134-5584, das 9h às 19h.
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia