A Clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação – abriu novas vagas para atendimento à comunidade, inclusive para crianças e pessoas com deficiência. As consultas e procedimentos são realizados no Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, bairro Rebouças, mediante agendamento.
Inaugurada em maio deste ano, a clínica oferece serviços de endodontia, periodontia, ortodontia, dentística restauradora, cirurgias orais, profilaxias, prótese dentária, reabilitação oral e tratamentos para disfunção temporomandibular (DTM) ou dor orofacial.
Um dos diferenciais é o horário de atendimento. As consultas são realizadas nos períodos matutino, das 8h50 às 12h, e noturno, das 19h às 21h30, para facilitar a rotina de quem tem o dia tomado por compromissos. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (41) 99134-5584, das 9h às 19h.
Coordenador pedagógico do curso de Odontologia do UniCuritiba, o cirurgião dentista Leonardo Luiz Muller explica que a atenção às crianças é fundamental, já que a cárie precoce da infância é a doença crônica mais comum entre meninos e meninas menores de seis anos. "Nossa recomendação é que a primeira ida ao consultório ocorra logo após a erupção do primeiro dente, mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria das crianças brasileiras."
No mundo, de acordo com a Associação Internacional de Odontopediatria (IAPD), cerca de 600 milhões de meninos e meninas nunca foram ao dentista antes da pré-escola. "Queremos contribuir para reverter esse cenário aqui na nossa região. Na Clínica-escola do UniCuritiba temos infraestrutura completa e moderna para o atendimento à comunidade", avisa.
Além de beneficiar a população, o local serve como acelerador do aprendizado. Sob a supervisão dos professores, os estudantes de Odontologia unem teoria e prática ao atuar no dia a dia da clínica-escola. O UniCuritiba também faz convênios com instituições do Paraná.
Em junho, nove crianças e adolescentes da Escola Estadual José Busnardo, de Curitiba, receberam atendimento odontológico na Clínica-escola do UniCuritiba. A ação foi resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e o UniCuritiba, com apoio da ONG Mão na Massa.
Entre 2010 e 2023, segundo a pesquisa SB Brasil, o número de crianças de 5 anos livres de cáries aumentou. O Sul registrou o melhor desempenho, com um crescimento de 40,7%. No Sudeste, o percentual foi de 21,9%, à frente do Nordeste (17,1%) e Norte (11,2%). O acesso à saúde bucal foi ampliado tanto em capitais quanto em cidades do interior. Apenas o Centro-oeste apresentou pequena queda nessa proporção (de 38,8% para 37,9%).
"Os números são positivos, mas ainda podemos avançar. Por isso, a Clínica-escola do UniCuritiba quer ampliar seus atendimentos à população, em especial na odontopediatria e para o público PcD", avisa o professor Leonardo.
Serviço:
O quê: Clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba
Onde: Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, no bairro Rebouças
Para quem: atendimento aberto à comunidade, com vagas disponíveis também para crianças e pessoas com deficiência
Quando: consultas de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã (8h50 às 12h) e à noite (19h às 21h30)
Como: agendamento pelo telefone 41 99134-5584, das 9h às 19h.