A Casa do Empresário estava lotada na última terça-feira (20) durante a primeira edição do Fórum de Governança Corporativa e Práticas ESG. Centenas de pessoas participaram das atividades do evento, que reuniu lideranças para painéis e palestras sobre temas relacionados a práticas sustentáveis e responsáveis.
O Fórum foi fruto de uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Com uma programação intensa ao longo do dia, o evento foi encerrado com o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da ACIPG. Esta iniciativa inovadora, promovida pela atual Diretoria da entidade, resulta das políticas ESG implementadas no último ano e foi desenvolvida de forma colaborativa.
A sede da ACIPG esteve cheia durante toda a programação do Fórum, reunindo líderes, conselheiros, especialistas e profissionais envolvidos direta ou indiretamente com Governança e ESG, bem como empresas e organizações interessadas em temas como sustentabilidade, Governança Estratégica para Inovação, Transparência e Eficiência no Serviço Público, entre outros.
Estiveram presentes, entre palestrantes, representantes de diferentes segmentos, a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, acompanhada do Diretor de ESG, Fabio Madeira, Fabio Nabozni, Diretor de Governança da ACIPG e Coordenador Estendido do IBGC – PR, da Secretária e integrante do Comitê de ESG da ACIPG, Caroline Schoenberger, e de Fabio Puglieri, da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), um dos coordenadores do relatório, que ao final do evento fizeram o lançamento do documento inovador da ACIPG.
O relatório de sustentabilidade da ACIPG detalha as iniciativas da entidade, refletindo sua estrutura organizacional e práticas sob a marca e governança. A ACIPG optou por seguir os princípios do GRI (Global Reporting Initiative) na versão Standards, cobrindo o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
Giorgia Bin Bochenek destacou a importância do relatório como uma contribuição não apenas para o futuro da Associação, mas também para o desenvolvimento de Ponta Grossa, um compromisso assumido por sua gestão. "A importância de elaborar um relatório com tanta propriedade, ouvindo stakeholders, associados, colaboradores e a diretoria, é mostrar um trabalho inclusivo e rico em detalhes. Com este importante documento, o Comitê ESG da ACIPG está presenteando não só a Associação, mas toda a cidade", afirmou a presidente.
O relatório marca o fim de um ciclo e o início de novas etapas. A ACIPG planeja futuras ações para integrar a sustentabilidade em todas as suas operações, com o objetivo de se tornar um modelo de excelência e responsabilidade ambiental, social e econômica, impactando positivamente Ponta Grossa e região. "Com estas informações, podemos planejar os próximos passos e melhorar continuamente. Esperamos que, daqui a dois, três, cinco ou dez anos, possamos olhar para trás e ver que conseguimos melhorar o ambiente interno e o da cidade, incentivando os empresários locais a adotar uma visão sustentável", concluiu o Diretor Fabio Madeira.
Fique por dentro Jornalismo UEPG organiza eventos de pesquisa acadêmica do Brasil e França: veja programações
Prevenção Projeto do HU-UEPG previne amputação de pernas e pés de pacientes com doenças vasculares
Reconstrução Paróquia de Castro celebra 20 anos com resiliência e fé
UEPG UEPG realiza promoção de carreira para 415 servidores
Diocese Encontro regional reúne mais de 100 padres a partir de hoje em Ponta Grossa
Política Deputada Mabel Canto recebe representantes da CCR PRVias na Assembleia
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia