A Casa do Empresário estava lotada na última terça-feira (20) durante a primeira edição do Fórum de Governança Corporativa e Práticas ESG. Centenas de pessoas participaram das atividades do evento, que reuniu lideranças para painéis e palestras sobre temas relacionados a práticas sustentáveis e responsáveis.
O Fórum foi fruto de uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Com uma programação intensa ao longo do dia, o evento foi encerrado com o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da ACIPG. Esta iniciativa inovadora, promovida pela atual Diretoria da entidade, resulta das políticas ESG implementadas no último ano e foi desenvolvida de forma colaborativa.
A sede da ACIPG esteve cheia durante toda a programação do Fórum, reunindo líderes, conselheiros, especialistas e profissionais envolvidos direta ou indiretamente com Governança e ESG, bem como empresas e organizações interessadas em temas como sustentabilidade, Governança Estratégica para Inovação, Transparência e Eficiência no Serviço Público, entre outros.
Estiveram presentes, entre palestrantes, representantes de diferentes segmentos, a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, acompanhada do Diretor de ESG, Fabio Madeira, Fabio Nabozni, Diretor de Governança da ACIPG e Coordenador Estendido do IBGC – PR, da Secretária e integrante do Comitê de ESG da ACIPG, Caroline Schoenberger, e de Fabio Puglieri, da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), um dos coordenadores do relatório, que ao final do evento fizeram o lançamento do documento inovador da ACIPG.
O relatório de sustentabilidade da ACIPG detalha as iniciativas da entidade, refletindo sua estrutura organizacional e práticas sob a marca e governança. A ACIPG optou por seguir os princípios do GRI (Global Reporting Initiative) na versão Standards, cobrindo o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
Giorgia Bin Bochenek destacou a importância do relatório como uma contribuição não apenas para o futuro da Associação, mas também para o desenvolvimento de Ponta Grossa, um compromisso assumido por sua gestão. "A importância de elaborar um relatório com tanta propriedade, ouvindo stakeholders, associados, colaboradores e a diretoria, é mostrar um trabalho inclusivo e rico em detalhes. Com este importante documento, o Comitê ESG da ACIPG está presenteando não só a Associação, mas toda a cidade", afirmou a presidente.
O relatório marca o fim de um ciclo e o início de novas etapas. A ACIPG planeja futuras ações para integrar a sustentabilidade em todas as suas operações, com o objetivo de se tornar um modelo de excelência e responsabilidade ambiental, social e econômica, impactando positivamente Ponta Grossa e região. "Com estas informações, podemos planejar os próximos passos e melhorar continuamente. Esperamos que, daqui a dois, três, cinco ou dez anos, possamos olhar para trás e ver que conseguimos melhorar o ambiente interno e o da cidade, incentivando os empresários locais a adotar uma visão sustentável", concluiu o Diretor Fabio Madeira.