Ter um amplo repertório cultural é essencial para criar argumentos que sustentam a redação e fazer uma interpretação assertiva das questões na hora da prova. Para fortalecer as referências, os livros sempre foram vistos como as principais fontes. Mas isso está mudando. Recentemente, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), pela primeira vez, colocou um álbum de música na lista de obras exigidas para o vestibular. A escolha foi do disco Tropicalia ou Panis et Circenis, lançado em 1968, que reúne 12 músicas cantadas e compostas por diversos artistas, como Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Para Guilherme Suman, professor de literatura do Aprova Total, uma das principais plataformas online de ensino para preparação de vestibulares, essa mudança reforça que o literário e o artístico não residem apenas nos suportes tradicionais, como o livro ou a arte plástica. Para o professor, tudo está somado. Amplia o vocabulário, a compreensão do mundo, o repertório cultural, o crítico e o sensível. Só há ganhos para o aluno.
“Isso tudo não diminui ou substitui o literário, mas complementa. O livro segue com sua importância. O roteiro de um filme é, como literatura, um encontro de dois gêneros canônicos: o narrativo e o dramático. Já o álbum exige uma compreensão de estilo, das mais clássicas às contemporâneas”, explica Suman.
Com a ascensão dos streamings e plataformas digitais, o estudante está ainda conectado ao universo audiovisual e musical. O desafio é treinar o olhar e os ouvidos para compreender a obra e o seu contexto. Confira as dicas do professor Guilherme Suman para aperfeiçoar as análises no vestibular.
1. Saiba diferenciar livro, música e filme
Ainda que todos possam abordar o mesmo assunto, é preciso entender as diferenças. O estudante deve compreender as autonomias que cada gênero possui. Por exemplo: se o filme adapta um livro literário, utilizando a linguagem do audiovisual, pode ser necessário fazer algumas mudanças que sejam essenciais, porque não funciona como na linguagem literária. “O leitor que está habituado estudar poemas, romances e peças teatrais para as provas de provas de terá já meio caminho para compreensão igual a de álbum e filmes”, destaca Suman.
2. Identifique o tema por trás da obra
Saber o que conta e como conta são pontos importantes, segundo Suman. Para ele, se o filme é um drama histórico sobre o período da Ditadura Militar, como o recente filme cobrado pela UFSC (O ano em que meus pais saíram de férias), o olhar deve ser para o contexto histórico e como isso deve ser tratado. De modo geral, já simplifica como o vestibulando deve enxergar a obra.
Já sobre os álbuns musicais, é preciso avaliar por uma perspectiva ampla, histórica e estética. “O que eleva o álbum e o que ele significa em termos gerais? Isso irá moldar o que pode ser tratado a cerca da obra”, ressalta.
O professor enfatiza a importância para olhar a estética proposta pelo cineasta ou pelo compositor (es). “Pergunte-se o que de suas obras respectivas está aplicado naquela específica para a prova. Então, perceba qual é o papel dessas obras na construção de um senso - seja artístico, seja político, seja social”, finaliza.
3. Desenvolva habilidade de interpretação antes da prova
Consumir livros, filmes e músicas que já caíram em vestibulares anteriores no dia a dia é uma forma eficaz de se adaptar a estrutura de abordagem de cada um deles e não ter surpresas no dia da prova.
A habilidade de interpretação vai se tornando natural e corriqueira. Ainda que aquele conteúdo escutado e assistido não apareça diretamente, o repertório do aluno está afiado para associar o conteúdo estudado com as exigências na banca examinadora”, aponta Suman.
Pensando nisso, o professor Susan listou 5 obras para complementar seu cronograma de estudos.
Músicas:
Filmes: