Com as Olimpíadas deste ano em pleno andamento, o fervor dos torcedores brasileiros ganha cada vez mais destaque dentro da maior competição multiesportiva do mundo. Em cada modalidade, os brasileiros apoiam seus atletas, sempre ao som dos gritos de “Brasil! Brasil!” É difícil descrever a palavra “torcida”, um termo que tem um significado único no nosso país.
Diferente dos ingleses, que usam “fan” para se referir ao grupo de pessoas que incentivam e apoiam os atletas durante as competiçõe, no Brasil usamos a palavra “torcida”. A curiosa origem de como esse termo foi usado no esporte remete às duas primeiras décadas do século 20, no Rio de Janeiro.
Durante as competições de futebol, era muito comum encontrar mulheres nas arquibancadas dos estádios, sempre vestidas com trajes elegantes que incluíam lenços e luvas. Nos momentos de maior tensão na partida, as mulheres levavam as mãos aos lenços e luvas e, por causa do nervosismo, começavam a torcê-los.Esse comportamento chamou tanto a atenção do cronista esportivo Henrique Coelho Netto, que começou a usar o termo "torcedoras" em suas crônicas. “Enquanto eles jogam, elas torcem”, afirmou o cronista ao jornal da época.
Então, o termo passou a ser associado a todos que acompanham e apoiam fervorosamente seus times, independentemente do gênero. O ato de torcer as luvas, movido pela ansiedade e pela emoção do jogo, acabou por cunhar uma expressão que atravessou gerações e se estabeleceu como parte do vocabulário do esporte brasileiro.