Quarta, 17 de Julho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais 3º ECIP

Ministra da Cultura participará de evento em Ponta Grossa neste mês

Ministra Margareth Menezes estará no 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná, que está com inscrições abertas

13/06/2024 16h27 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Assessorias
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A região dos Campos Gerais receberá a visita da Ministra de Cultura, Margareth Menezes, na próxima sexta-feira (21), no período da manhã. Ela estará presente no 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná (ECIP), que será realizado em Ponta Grossa e tem programação prevista entre os dias 20 e 22 deste mês.  

O evento colocará em pauta a execução de políticas públicas nos municípios, incluindo ações que visam fortalecer o setor. A agenda completa de palestras e debates será divulgada nos próximos dias (confira alguns dos palestrantes confirmados abaixo). A visita da Ministra foi articulada pelo deputado federal e presidente da Comissão de Cultura na Câmara, Aliel Machado.

As vagas são limitadas. Para se inscrever, clique aqui.

O cronograma do ECIP também prevê apresentações culturais com grupos artísticos de diferentes municípios, que serão divididas em três espaços distintos, entre eles o Cine-Teatro Ópera, o Complexo Cultural e o Museu Aristides Sposito. As apresentações incluem bandas e fanfarras; corais; orquestras; exposições; entre outros. A programação cultural está disponível abaixo e ainda pode sofrer alterações, fique atento.

Além da realização de palestras, debates e apresentações, também ocorrerá um tour cultural pela cidade de Ponta Grossa com visita guiada no dia 22 de junho. Ao longo dos dias 20 e 21 de junho, todas as unidades culturais de Ponta Grossa estarão abertas até 21h para visitação. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) reforça a importância da particiação de gestores e artistas das 19 cidades da região.

Destaque regional

O presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, enalteceu a realização do evento. “Será um momento importante para dar voz às demandas existentes no setor cultural. Teremos a oportunidade de expor demandas e trocar experiências com gestores de todas as regiões do Paraná. A presença da Ministra Margareth Menezes coloca o potencial dos Campos Gerais em evidência para todo o país. A AMCG reconhece a riqueza e o potencial da Cultura, e também a importância dela para o desenvolvimento. Parabenizo a todos os envolvidos na organização do encontro”, destacou.

O coordenador da AMCG Cultura e secretário municipal de Ponta Grossa, Alberto Portugal, falou sobre a expectativa para o Encontro. “É uma honra ter Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais como sede deste evento tão importante. Esperamos receber um grande público para discutir de maneira ampla o momento que o setor atravessa, conhecer novas perspectivas e trabalhar para garantir o incentivo necessário para garantir o desenvolvimento através da cultura. Todos os gestores e artistas da região serão bem-vindos”, apontou.

Apoio

O evento será realizado através da  Rede de Cultura do Interior do Paraná; da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; e da AMCG Cultura, com apoio da Secretaria da Cultura do Paraná e do Ministério da Cultura.

Programação Cultural do 3º ECIP

Quinta-feira (20/06) - Complexo Cultural

Abertura 9h00
Apresentação Banda Lyra dos Campos
Apresentação Cantor de Telêmaco Borba
Abertura 14h00
Noite: Banda Bovoá

Sexta-feira (21/06) - Cine-Teatro Ópera

Abertura 9h00 
Presença de Xilografista de Castro Elton Andrade Brizola; e do Artista Plástico de Telêmaco Borba, Bruno Cruz
Apresentação do Coro da Cidade
Abertura da tarde 14h00
Apresentação da Dupla Sertaneja de Castro 'Thiago Reis e Cristiano'
Encerramento 18h00 
Apresentação do Grupo de Ballet 'My Dance', de Carambeí

Sábado (22/06) - Complexo Cultural

16h30 Encontro de Fanfarra e Bandas dos Campos Gerais com participação de:
Ponta Grossa 
Lyra dos Campos
Santana
Guarda Mirim
Carambeí 
Reserva 
Palmeira (a confirmar)
Piraí do Sul
São João do Triunfo

A AMCG

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.