Para além de elementos decorativos, as flores também possuem propriedades medicinais poderosas, podendo colaborar de inúmeras formas com nosso quadro de saúde. Nesse sentido, existe um grupo seleto de espécies utilizadas em chás e óleos essenciais, devido a seus efeitos terapêuticos e relaxantes. Algumas conseguem aliviar quadros emocionais, enquanto outras têm efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.
Utilizar flores como uma abordagem alternativa para melhorar o quadro de saúde é um método considerado seguro e eficaz, já que se tratam de ingredientes naturais e livres de contraindicações. Elas não substituem tratamentos convencionais, mas podem ajudar a potencializar seus resultados e até mesmo a dispensar a necessidade de utilizar medicamentos sintéticos em longo prazo.
A seguir, confira algumas das flores que fazem bem para a saúde e como elas podem colaborar com uma vida mais saudável.
Lavanda
A lavanda é uma flor popularmente conhecida por ter propriedades calmantes, sendo uma das opções mais famosas nesse quesito. Ela pode ser ingerida através de um chá ou utilizada como óleo essencial, geralmente em uma massagem nas têmporas. A planta costuma ser amplamente recomendada para aliviar quadros de depressão, ansiedade e insônia.
Além de contribuir com a saúde mental, a lavanda também é um ingrediente poderoso em tratamentos diversos, podendo auxiliar com efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e antibacterianos.
Camomila
A camomila também é bastante popular por ser uma planta com efeito relaxante, mas seus benefícios vão além. Ela é comumente consumida por meio de chás, podendo colaborar com a redução dos níveis de ansiedade, melhorar quadros de insônia e, no caso das mulheres, até mesmo aliviar cólicas menstruais.
Contudo, a camomila também é uma planta extremamente benéfica para a saúde, reforçando o sistema imunológico, melhorando a atividade gastrointestinal e promovendo ação anti-inflamatória, sendo especialmente útil para relaxar os músculos do corpo.
Jasmim
A jasmim é uma flor amplamente utilizada em chás, cosméticos e medicamentos, promovendo um efeito relaxante que ajuda a estabilizar a saúde mental. Assim como a camomila, ela também pode auxiliar no alívio de cólicas menstruais, além de ter uma ação positiva no processo de digestão. Contudo, é uma planta tóxica que nunca deve ser consumida diretamente em seu formato natural, apenas através de meios alternativos.
Todas essas flores podem ser facilmente encontradas em qualquer floricultura de Campinas, Guarulhos, Belo Horizonte, entre outras cidades. Devido a suas propriedades medicinais, também é possível encontrá-las facilmente em seus formatos de chá ou óleo, facilitando ainda mais na hora do consumo.