Após cerca de dois anos de luta contra um tipo raro de câncer, Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo, morreu nesta sexta-feira (26), aos 51 anos. A morte do cantor e fundador do conjunto foi anunciada em um comunicado oficial do Molejo em suas redes sociais. O grupo lamentou o falecimento de Anderson e enalteceu sua trajetória e legado.
Anderson Leonardo estava acometido por um câncer inguinal, tipo raro da doença, na região da virilha, que foi diagnosticado em 2022. Desde março, o músico vinha sendo internado por conta das complicações da doença. Nesse período, ele também apresentou quadro de insuficiência renal. No último dia 22 de abril, após 11 dias no quarto, voltou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Unimed-Rio, no Rio de Janeiro (RJ).
No último domingo, o quadro de saúde de Anderson Leonardo piorou e no início desta manhã foi considerado gravíssimo. O cantor morreu por volta das 14h30.
Homenagens
Em comunicado oficial, o grupo Molejo, através do músico Claumirzinho, destacou a luta do cantor contra a doença até o fim. “Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO”, disse o comunicado. “Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida. Nós te amamos”, enalteceu.
Compadre Washington, vocalista do É O Tchan, homenageou o amigo em uma foto publicada em seu perfil no Instagram. “Com pesar recebi a notícia do falecimento do meu amigo Anderson Leonardo. (...) Seu legado ecoará por gerações! Descanse em paz!”, escreveu.
O Clube de Regatas do Flamengo, por quem Anderson Leonardo era torcedor apaixonado, também lamentou a perda do cantor. “À frente do Grupo Molejo, levou alegria para milhões de brasileiros por décadas, cantando com irreverência e leveza. Anderson sempre se orgulhou da paixão pelo Flamengo. O CRF se solidariza com familiares, amigos e fãs neste momento triste”, publicou em seu perfil oficial no X.
O cantor Belo também reagiu à morte de Anderson. “O Soweto fazendo 30 anos e eu esperando ter você no nosso palco, o Rio de Janeiro foi apresentado ao nosso grupo pelo @molejo, poucos sabem disso, e você meu irmão @cantorandersonleonardo fez de tudo para que nos sentíssemos em casa. Agora a casa que mais se alegra é o Céu”, expressou, comovido, em seu Instagram.
Carreira
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 18 de agosto de 1972, Anderson Leonardo ficou conhecido por integrar o grupo Molejo. Além de cantor, também era compositor e instrumentista. O sucesso com o Molejo veio na década de 1990, com músicas como ‘Brincadeira de Criança’, ‘Dança da Vassoura’ e ‘Cilada’, que se tornaram grandes hits da música brasileira.
O Molejo foi fundado no bairro carioca do Méier, em 1988. A irreverência e o bom-humor foram características que marcaram a carreira do conjunto, em suas letras e performances em shows e em programas de televisão. Atualmente, os demais integrantes do Molejo são: Andrezinho (surdo e vocal), Lúcio Nascimento (repique, percussão e vocal), Claumirzinho (pandeiro e vocal), Jimmy Batera (bateria e vocal) e Robson Calanzans (percussão e vocal). Anderson era vocalista e também tocava cavaquinho no grupo.
Anderson Leonardo deixa a esposa Paula Cardoso e os filhos Leozinho Bradock, Alissa, Rafael Phelipe e Alice. “Tô no teu colo hoje, sempre, e pra sempre. Essa a minha sensação. Te amo”, publicou Leozinho Bradock.
Ainda não foram divulgados os locais de velório e sepultamento de Anderson Leonardo. Contudo, a assessoria do cantor informou que o velório será aberto ao público.