Desde o último dia 18, quando o campanário da Paróquia Santa Rita de Cássia foi abençoado, três sinos soam todos os dias ao meio dia e às 18 horas, tradicionalmente, horário do Angelus, e também 30 e 15 minutos antes das missas celebradas na Matriz. O sino maior (com 75 quilos e de nota musical FA) é dedicado à padroeira, Santa Rita de Cássia; o sino intermediário dedicado aos santos de devoção de Santa Rita: Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino tem 56 quilos e nota musical SOL, e, o sino menor dedicado a São João Batista pesa 41 quilo e emite a nota musical LÁ.
“A função dos sinos é convocar e avisar o povo. São um convite à mística, à oração e à solidariedade. Quando eles tocam é como se a comunidade estivesse chamando a atenção de Deus para a sua oração e os seus pedidos. É um costume antigo o uso dos sinos na Igreja Católica. São usados desde o século V”, explica o pároco, padre Evandro Luis Braun. De acordo com o pároco, o campanário foi construído em novembro de 2023, pela equipe de José Alderi Soares, a partir de projeto do arquiteto Leonardo Mazur da Silva. “Com a ajuda do povo que colabora com o dízimo na Comunidade Matriz e após a aprovação do GAP (Grupo de Animação Paroquial) e Conselho de Assuntos Econômicos”, acrescenta.
Os sinos foram feitos por uma empresa de São Paulo e instalados nas torres nos dias 18 e 19. “Tradicionalmente os sinos recebem um nome. O maior é dedicado a nossa padroeira, os outros a santos da devoção de Santa Rita e o menor a São João Batista”, enfatiza padre Evandro.
Segundo informações da paróquia, o campanário faz parte de um pequeno complexo idealizado por padre Evandro, que contará ainda com praça de convivência, oratório e memorial. No memorial, haverá diferentes artefatos, uma pequena relíquia de Santa Rita e materiais antigos da primeira igreja, que poderiam se perder no tempo, mas estão sendo catalogados e serão colocados à disposição da comunidade, como um mini museu. O complexo está em fase de acabamento. Fica no piso inferior da antiga casa paroquial, que foi todo reformado. Tem a intenção de ampliar os espaços para convivência e de evangelização na comunidade por conta do número grande de fiéis.
Aos 84 anos Luto no Cinema Brasileiro: Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo
Cinema 'Estômago 2' é o filme mais premiado do 52ª Festival de Gramado
Cultura Festa de Sant'Ana terá barracas funcionando até esta quinta
Cultura 3º Festival de Teatro Prosiá movimenta a agenda cultural em PG
Festa "Arraiá" do Seminário dos Servos da Eucaristia reúne cerca de quatro mil pessoas
Fé Encontro Diocesano de Liturgia reúne 250 integrantes
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia