Mabel Canto assume compromisso de fortalecer a administração das Escolas Municipais

 Mabel Canto assume compromisso de fortalecer a administração das Escolas Municipais

 Candidata quer elaborar o plano de carreira para os servidores do quadro geral da Secretaria Municipal de Educação

Das assessorias

A área da educação será uma das prioridades da candidata Mabel Canto (PSC) e do vice Pietro Arnaud (PSB). Acesso à educação, permanência no sistema escolar, sucesso na aprendizagem, expansão da escola de tempo integral, qualidade de vida do profissional, suporte a direção escolar são alguns dos temas que estão presentes no plano de governo da Coligação Ponta Grossa em Primeiro Lugar.

Para Mabel Canto, “a educação é a principal ferramenta para a humanização e emancipação dos indivíduos. É através da educação que podemos transformar a nossa realidade e exercermos plenamente nossa cidadania”.

No que se refere a valorização e cuidado com os profissionais da educação, será elaborado o plano de carreira para os servidores do quadro geral da Secretaria Municipal de Educação. Também serão oferecidos cursos de capacitação e programas de formação continuada em parceria com as Instituições de Ensino Superior, além de contratar novos professores e serventes para atenderem toda a rede. Os profissionais terão uma Divisão de Apoio ao Servidor com serviços como psicologia, fonoaudiologia e assistência social.

Os sistemas de recursos financeiros na escola impõem que as diretoras passem boa parte do tempo em busca de orçamentos e despesas com compras de material escolar, contratação de vigilância, jardinagem, seguro da escola. Por isso, Mabel quer que tais bens e serviços sejam financiados e totalmente garantidos diretamente pela Secretaria Municipal de Educação, de forma que os recursos escassos arrecadados pelas escolas possam ser investidos no pagamento de serviços como do contador e em áreas diretamente relacionadas a educação infantil, que a comunidade entenda necessário.

A candidata quer ainda que a vigilância das escolas seja feita por sistema de monitoramento ligado à guarda municipal, financiado pela Secretaria de Educação, que é responsável por cuidar dos prédios públicos. Quando constatado algum problema o guarda municipal deve ir até a escola.

Mabel Canto quer também dar oportunidade aos estagiários. Ela irá valorizar o estágio na Secretaria Municipal de Educação, mas em um trabalho de formação em serviço e que assegure a oportunidade aos de estagiários participarem das formações oferecidas pelo município aos professores. Entretanto, Mabel entende que os estagiários não devem ser contratados apenas para suprir a falta de professores, como tem sido feito. “É preciso que as atribuições sejam bem definidas e que tenhamos as contratações de professores através de concurso público”, finaliza.

Informações e imagens: Divulgação/Assessoria

Digiqole ad

Notícias Relacionadas