Lista de ganhadores do 48º Fenata é divulgada pela UEPG

 Lista de ganhadores do 48º Fenata é divulgada pela UEPG

Das Assessorias

Na tarde desta segunda-feira (09), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou a lista de sete textos dramatúrgicos selecionados pelo 48º Festival Nacional de Teatro (Fenata). Os vencedores foram escolhidos em 3 modalidades: três textos venceram na categoria Nacional, dois na Regional e dois na Paranaense. Nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, a programação do Fenata traz ainda uma live, com palestras e contação de histórias.

Ao todo, 43 textos foram inscritos no concurso. Nove textos disputaram a categoria Campos Gerais, 12 a categoria Paranaense e 22 a categoria Nacional. Dentre os candidatos nacionais, participaram autores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. Uma banca composta por três profissionais do teatro selecionou os textos vencedores. Os candidatos vitoriosos receberão R$ 3.400,00 e farão parte de um livro intitulado “A Cena Dramatúrgica Brasileira”, que será finalizado em abril de 2021.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o evento que tradicionalmente traz peças de todo o Brasil buscou, através de um edital, fomentar a dramaturgia brasileira por meio de um concurso de textos inéditos. “Fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19, o que nos impossibilitou o desenvolvimento do teatro no formato que estamos habituados. Assim, nos vimos obrigados a promover ajustes nesta edição do Fenata. A realização de um concurso é uma oportunidade para que os dramaturgos com textos inéditos sejam valorizados, com as produções premiadas e publicadas”, destaca a Diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi.

O Fenata é o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil. O evento é organizado pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). O Fenata também recebe apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Pronac.

Confira a lista de vencedores do 48º Fenata:

Nacional: Vinícius Piedade de São Paulo/SP, com o texto ‘Tudo acontece numa segunda feira de manhã São Paulo’; Tairone Vale de Juiz de Fora/MG, com o texto ‘Big Bang’; Andrea Cevidanes e Ana Beatriz Guerra do Rio de Janeiro/RJ, com o texto ‘Fechado para almoço’.

Regional: Alan Norões de Curitiba/PR, com o texto ‘Os senhores repararam que a viscondessa de Mataburros é uma porca?’; e Thiago Dominoni também de Curitiba/PR, com o texto ‘Respire fundo’.

Campos Gerais: Igor Luige dos Santos Andretti de Ponta Grossa/PR, com o texto ‘Carta de parir trovões’; e Bya Paixão de Ponta Grossa/PR, com o texto ’13 Charges para Roma’.

Informações e imagem: Divulgação/UEPG.

Digiqole ad

Notícias Relacionadas