Lago de Olarias recebe 100 mudas de árvores

 Lago de Olarias recebe 100 mudas de árvores

Neste ano, 480 árvores já foram plantadas no local; As mudas são da espécie Acer palmatum e possuem cerca de 4,5 metros de altura

Das assessorias

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ponta Grossa realizou o plantio de 100 árvores ao redor do lago de Olarias, nesta quinta-feira (26). As mudas são da espécie Acer palmatum e possuem cerca de 4,5 metros de altura. Ao todo, 480 árvores já foram plantadas nas redondezas do lago ao longo deste ano.

As árvores Acer palmatum crescem geralmente entre 5 e 7 metros de altura. Elas são nativas do Japão, possuem tronco vistoso, revestido por casca fina. A folhagem é vermelha-arroxeada na primavera, e de cor marrom-esverdeada no verão e no outono. As folhas possuem forma de estrela.

A aquisição das mudas para o plantio foi feita por meio de uma medida compensatória determinada pelo Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) a um empreendimento da cidade. A contrapartida foi estabelecida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) ao Irmãos Miquelão Empreendimentos Imobiliários.

As mudas de árvores geralmente plantadas na cidade são adquiridas por meio de compensações ambientais pelo corte de árvores para construção de loteamentos. Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu cerca de 30 mil mudas e 200 mil flores para o plantio. Para a compensação, a entrega das árvores deve ser proporcional ao diâmetro das que são cortadas. As que possuem diâmetro baixo, de até 30 centímetros, devem ser compensadas com a entrega de dez mudas. Para as árvores acima de 40 centímetros suprimidas há o requerimento de 30 árvores entregues. Os locais que comumente recebem o plantio são praças, parques, lago e prédios públicos municipais. 

A Prefeitura ressalta a necessidade de a população fazer um requerimento de supressão de vegetação no site https://smma.pontagrossa.pr.gov.br/licenciamento/. O requerimento pode ser encontrado no tópico 11 ‘Atividade Florestal’. Após a obtenção do documento, é necessário protocolá-lo na Praça de Atendimento do Paço Municipal. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3220-1000, ramal 1208. A partir dos documentos apresentados e das justificativas, a Prefeitura autoriza o ato e estipula uma compensação. 

Informações e imagens: Divulgação/PMPG

Digiqole ad

Notícias Relacionadas