Interesse por meditação cresce 4.000% durante pandemia de Covid-19

 Interesse por meditação cresce 4.000% durante pandemia de Covid-19

Especialista dá dicas de florais e óleos essenciais que podem auxiliar a ingressar na prática

Das assessorias

A pandemia da Covid-19 colocou a sociedade em uma situação de isolamento social e mudanças no ritmo de vida. Diante de tantos desafios físicos e mentais, as buscas pelos termos meditação e mindfulness (ou atenção plena) atingiram o recorde dos últimos 16 anos, segundo levantamento do Google. Se comparado a 2019, a pergunta “como fazer meditação para ansiedade” cresceu 4.000% e o aumento de “benefícios da meditação” chegou aos 200% em 2020. 

Ainda de acordo com os dados publicados pelo Google, as buscas por “como ser uma pessoa mais calma” tiveram um aumento de 3.250% em relação ao ano passado. “Espairecer a mente” cresceu 400%. O levantamento confirma um problema que alguns especialistas já alertavam: a pandemia trouxe desequilíbrios emocionais além da doença no corpo físico.

A terapeuta floral, Márcia Rissato à frente da Mona’s Flower (marca que comemora 30 anos em 2021), afirma que a aromaterapia pode ser uma ótima aliada à meditação. “Quando você se propõe a meditar é importante usar ferramentas poderosas pra auxiliar no processo de aquietamento da mente. Óleos essenciais acionam nosso centro de emoções trazendo calma e tranquilidade para nossa mente, avisando nosso corpo que é hora de desligar do mundo exterior”, explica a especialista que deu algumas dicas para a prática:

– Lavanda : tem efeitos relaxantes. “É o principal óleo essencial na busca do equilíbrio emocional e mental”.

– Eucalipto glóbulos: ele ativa concentração e melhorar o desempenho mental. “Fisicamente, o óleo de eucalipto glóbulos é o de eleição para tratamentos de afecções respiratórias” ressalta. 

– Hortelã-Pimenta: traz ânimo e energia. “Pode ser um ótimo companheiro para outros exercícios de respiração além da meditação”, diz.

Márcia ressalta que cada pessoa encontra seu ponto de relaxamento. Alguns relaxam quando correm, outras quando leem um livro ou ouvem música, algumas preferem a automassagem. O importante é criar seu momento sagrado: escolha um aroma, uma música, um lugar e silencie por pelo menos 15 minutos. Massagem nos pés com óleo essencial de lavanda diluído em óleo vegetal durante 10 minutos também é uma dica preciosa para os que procuram paz interior.

Como começar a meditar:

– Escolha uma hora do seu dia em que possa se desconectar

– Adote uma postura confortável

– Um local silencioso é primordial

– Importante controlar a respiração

– Manter a atenção em esvaziar a mente. É normal ter dificuldade nas primeiras vezes mas não desista. 

Três aromas que podem dar uma mãozinha na aquietação dos pensamentos:

1. Óleo Essencial de Lavanda – é o mais popular do mundo, um dos óleos essenciais mais equilibrantes, famoso por oferecer relaxamento e tranquilidade, uma ótima opção para pessoas com quadro de ansiedade. Equilibra as emoções, traz calma e também tem ação anti-inflamatória ideal fazer massagens pois relaxa as fibras musculares. 

2. Óleo de Hortelã-Pimenta – tem propriedades estimulantes, este óleo pode ser usado para casos de cansaço mental e físico, ajuda na concentração e raciocínio, além de estimular a memória. Ótimo desbloqueador de emoções, purificador energético. É refrescante e tem ação analgésica, também indicado para massagens principalmente pós-exercícios. 

3. Óleo Eucalipto Glóbulos – facilita a respiração, tem relação com o elemento ar. Ajuda a oxigenar os pulmões e todo o corpo. Em momentos de ansiedade ou estresse, é comum a falta de ar, ele auxilia facilitando a respiração e traz alívio. Purifica o ambiente, auxilia na eliminação de pensamentos negativos, o que garante a mente aberta para a meditação e o novo. 

Márcia ressalta ainda que além da pratica da meditação, é possível encontrar o ponto de relaxamento de cada um de forma personalizada. Alguns relaxam quando estão sozinhos, outros quando leem um livro ou ouvem música e muitos quando estão em contato com a natureza. Não há uma fórmula para cada pessoa, mas há meios de facilitar o caminho para a busca do equilíbrio. O importante é criar seu momento sagrado.

– Escolha um aroma, uma música, um lugar e silencie por pelo menos 15 minutos. Massagem nos pés com óleo essencial de lavanda diluído em óleo vegetal durante 10 minutos também é uma dica preciosa e simples para os que procuram paz interior.

Informações: Divulgação/Mona’s Flower Imagem: Reprodução/Freepik

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