24 de setembro de 2021

(42) 99838-3791

Últimas notícias

Incentivar colaboradores a concluir a Educação Básica é requisito da certificação do Sesi

 Incentivar colaboradores a concluir a Educação Básica é requisito da certificação do Sesi

Inscrições para Selo Sesi Indústria Parceira da Educação já estão abertas, iniciativa vai reconhecer indústrias que tenham essa política

Das assessorias

Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2020, o Sesi no Paraná abre inscrições para a segunda edição do Selo Sesi Indústria Parceira da Educação, que certifica indústrias que incentivam seus colaboradores a voltar a estudar. Com essa iniciativa, além de apoiar jovens e adultos que desejam concluir a Educação Básica por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho, a instituição também contribui para o aumento de competitividade do setor industrial, com a formação de profissionais mais qualificados. No ano passado, 34 indústrias participaram do programa, com a efetivação de 1.208 matrículas na EJA do Sesi. 

“Em 2021, esperamos expandir os bons resultados obtidos no ano passado, com uma participação ainda maior das indústrias de todo o Paraná, levando educação de qualidade para os trabalhadores que, por algum motivo, não tiveram condições de concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade indicada para cada etapa da escolarização. Com essa experiência de 2020, observamos que as indústrias estão preocupadas em oferecer condições para que seus colaboradores voltem a estudar. Essa é uma excelente oportunidade não só para as empresas, que precisam de mão de obra qualificada, mas principalmente para os trabalhadores e para toda a comunidade, que pode participar da ação, por meio da indicação das indústrias”, afirma Jacielle Feltrin Ribeiro, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep. 

Para participar do programa, as indústrias podem indicar colaboradores, familiares e membros da comunidade que estejam interessados em retomar os estudos, para efetuar suas matrículas junto ao Sesi. Aqueles que participarem dessa ação terão acesso a um curso de Qualificação Profissional, ofertado na modalidade semipresencial, além da EJA propriamente dita, com aulas na modalidade EaD. Desta forma, o Sesi também atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4), que incentiva boas práticas para assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

As três indústrias que indicarem um maior número de alunos, proporcionalmente ao seu número de funcionários, receberão uma premiação, além da certificação. No ano passado, as indústrias vencedoras foram: Fabricio Antônio Moreira Neto Eireli (categoria micro e pequena indústria); Fieng Construtora de Obras Ltda (categoria média indústria); e Baston Indústria de Aerossóis (categoria grande indústria). A premiação consiste em troféu, acervo bibliográfico e certificado, além de cursos nas temáticas de empreendedorismo, tecnologia e indústria 4.0 ofertados pelo Sistema Fiep. 

Como funciona o curso

As aulas de EJA oferecidas pelo Sesi são ministradas no formato EaD. O programa é aberto a homens e mulheres (trabalhadores de indústria ou não), acima de 18 anos, e é ofertado gratuitamente, com turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O curso é organizado por disciplinas (módulos), cursadas uma de cada vez, com duração variada, de 2 semanas a três meses. Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando um novo módulo/disciplina estiver iniciando, ou seja, há várias oportunidades de entrada ao longo do ano. 

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.portalods.com.br, de 5 de abril a 30 de setembro.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

Informações: Divulgação/Sistema FIEP

Imagens: Reprodução/Freepik

Digiqole ad

Notícias Relacionadas