Hospital Universitário recebe respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19

 Hospital Universitário recebe respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19

Entrega foi feita pelo deputado federal Aliel Machado

Das assessorias

O Deputado Federal Aliel Machado entregou na tarde de hoje (18) seis respiradores para o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). A destinação dos equipamentos faz parte do plano de implantação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Covid, além de desafogar a sobrecarga de trabalho dos profissionais da unidade do Pronto Atendimento (PA).

O parlamentar ressalta que o ventilador pulmonar é o equipamento mais importante para a recuperação dos pacientes internados com Covid-19. O equipamento pode custar até R$ 100 mil no mercado. “Quero agradecer à equipe do HU, que presta um atendimento de excelência. Nós, juntamente com a direção do HU e o reitor, vamos continuar lutando para suprir as necessidades do Hospital e temos muito orgulho do serviço prestado por todos aqui”. Aliel ainda enfatiza que, mesmo com o trabalho contínuo de toda a equipe, a pandemia ainda não acabou. “Nós vivemos o momento mais difícil dessa pandemia, não há vaga para atender a todos, por isso faço o apelo: cuide de você e de sua família. Não existe tratamento precoce comprovado pela ciência, o que nós precisamos é de conscientização”.

O diretor do HU, Sinvaldo Baglie, frisa que a entrega dos respiradores dará suporte para que o HU possa continuar prestando um atendimento qualificado aos pacientes. “Recebemos um grande apoio do Deputado, a exemplo da nova ala no prédio anexo, e a chegada dos equipamentos vai fazer com que a gente mantenha a qualidade nesse momento de extrema necessidade. Agradeço também pelo credenciamento dos novos leitos, que aumentarão nosso fôlego para o atendimento nas UTIs”.

O diretor técnico do HU, Ricardo Zanetti, explica que os respiradores serão utilizados para dar suporte aos leitos de emergência do Pronto Atendimento do HU, atualmente em superlotação, e podem permitir a abertura de novos leitos de UTI nos próximos dias. Zanetti ainda reforça que o projeto de expansão de leitos depende de recursos humanos e que a equipe também está em negociação para melhorar a qualidade do suporte respiratório no PA.

O aumento de vagas ainda está em articulação com o Governo Federal, para que haja também a viabilização dos demais equipamentos e profissionais da saúde capacitados. A destinação dos novos respiradores se deu após reunião com o então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e equipe técnica do Ministério. A negociação contou também com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, secretário municipal, Rodrigo Manjabosco, e do reitor da UEPG Miguel Sanches Neto. 

30 dias de muita luta

Depois do município contabilizar mais de 500 mortes em decorrência do Coronavírus, o Hospital também completa uma triste marca hoje. A UTI Covid está há um mês (28 dias consecutivos) com os leitos 100% ocupados. Além disso, os leitos da UTI Geral estão com sua ocupação máxima desde 25 de fevereiro. O PA também superlotou. Com apenas 04 leitos disponíveis, a ala já chegou à lotação de 725% na ala, algo muito além da capacidade.

Em coletiva de imprensa realizada em fevereiro deste ano, o reitor frisou que, desde o início da pandemia, o HU-UEPG busca atender o máximo de pacientes e é vanguarda no combate ao Coronavírus na região. “O Hospital é referência no atendimento à hemorragia digestiva, mas estamos priorizando atender pacientes com Covid-19. Por isso, aproveito para destacar o comprometimento dos profissionais do HU para dar o melhor atendimento aos pacientes que aqui chegam”.

Informações e imagens: Divulgação/UEPG

Digiqole ad

Notícias Relacionadas