24 de setembro de 2021

(42) 99838-3791

Últimas notícias

Gestantes poderão usar o transporte coletivo gratuitamente em PG

 Gestantes poderão usar o transporte coletivo gratuitamente em PG

De autoria da vereadora Missionária Adriana, moção de apelo propõe à Prefeitura melhores condições de acesso ao tratamento pré-natal para gestantes carentes do município

Por Cícero Goytacaz

Uma moção de apelo dirigida na Câmara Municipal de Ponta Grossa, de autoria da vereadora Missionária Adriana Jamier (PSL), propõe à Prefeita Professora Elizabeth (PSD) a implementação da gratuidade do transporte público para gestantes carentes. O intuito da proposta é garantir acessibilidade à assistência pré-natal para as mães que não possuem benefícios como “vale-transporte para gestantes” no município.

“A Constituição Federal garante a inviolabilidade do direito à vida, a proteção à maternidade e que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, descreve a vereadora.

Missionária Adriana também contextualiza que a maioria das mulheres carentes não dirigem e/ou não possuem fácil acesso às unidades de saúde do município, prejudicando o acompanhamento médico de sua gestação. “A iniciativa vai facilitar o acesso das gestantes às consultas de pré-natal que, muitas vezes, são realizadas fora do bairro em que residem”, acrescenta.

Imagem: Reprodução/Freepik

Digiqole ad

Notícias Relacionadas