24 de setembro de 2021

(42) 99838-3791

Últimas notícias

Faculdade Sant’Ana retoma atividades presenciais amanhã (02)

 Faculdade Sant’Ana retoma atividades presenciais amanhã (02)

Após aula inaugural, alunos poderão escolher se irão assistir às aulas na instituição ou se continuarão estudando em casa

Das assessorias

As atividades presenciais na Faculdade Sant’Ana já têm dia e horário para recomeçar. No dia 01 de fevereiro, às 19h, a instituição promove uma aula inaugural, ainda no formato remoto, e nos dias que seguem no modelo híbrido, que mescla atividades presenciais e conteúdos on-line. A cada quinze dias o grupo de alunos que assistem às aulas na Faculdade e os que estudam em casa trocam de posição para evitar aglomeração.

O coordenador da Secretaria Acadêmica, Paulo Zaratini, explica que os estudantes poderão optar se irão prosseguir os estudos no formato híbrido ou presencial. “Esse modelo possibilita que os acadêmicos assistam a mesma aula, em tempo real, de casa ou aqui nas instalações da instituição, junto ao professor. Fica à critério de cada Acadêmico e de como ele se sentir mais seguro”, enfatiza.

Para os acadêmicos que optarem pelas atividades presenciais, Zaratini garante que a Faculdade Sant’Ana vem se reestruturando, seguindo rigorosamente os protocolos de biossegurança emitidos pelo Ministério da Educação e atendendo o que preconiza a legislações: Estaduais e Municipais vigentes. Ele conta que o espaço físico foi readequado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo os próprios professores e colaboradores, especialistas em saúde em pública. “Essa comissão vem discutindo essas questões ao longo de toda a pandemia. O resultado desse trabalho foi um protocolo próprio de biossegurança e um plano de contingência que permitiu o retorno das atividades presenciais minimizando os riscos de contaminação pela Covid-19”, Uma vez que não possamos eliminar os Riscos, é preciso reduzí-los Exponencialmente” 

Entre as normas para a volta às aulas na Faculdade Sant’Ana estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, evitar cumprimentos com beijos ou abraços e não compartilhar objetos de uso pessoal. As salas de aula foram organizadas para manter o distanciamento dos alunos e os ambientes serão mantidos ventilados.

Um novo jeito de aprender e ensinar

As mudanças na Faculdade Sant’Ana não envolvem apenas a estrutura física. A professora Vera Lucia Martiniak, doutora em Educação, explica que desde o início do isolamento social os professores, de modo geral, vêm buscando novas metodologias de ensino, estratégias e alternativas para a aprendizagem dos alunos. “Se, antes da pandemia a formação continuada era considerada importante para o desenvolvimento profissional, hoje ela se tornou primordial para buscar soluções e alternativas para se adaptar nesse contexto”, reforça. 

Para Vera, se as ferramentas e recursos forem utilizadas de forma correta, o ensino remoto motiva o aprendizado. Por outro lado, ela alerta que se as aulas on-line se resumirem a vídeos, leitura de textos e apresentações de slides, os alunos se sentem desestimulados. “O ideal é que o professor faça uma análise nos conteúdos que serão ensinados para verificar quais são as estratégias e recursos que se adaptam melhor para a aprendizagem do aluno”, orienta. 

A educadora chamo a atenção para o ensino híbrido, que se tornou uma alternativa para o contexto atual. “O ensino híbrido não se reduz somente a junção do online com o presencial. A proposta é aliar o que há de melhor no ensino presencial com a utilização de tecnologias digitais do ensino on-line”, afirma. Ela acrescenta ainda que a pandemia também provocou mudanças no planejamento do professor, na metodologia utilizada e consequentemente, no processo avaliativo do aluno. “Esses três elementos demandaram um olhar mais atencioso nesse contexto”, frisa.  

Faculdade Sant’Ana

A Faculdade Sant’Ana foi fundada em 2020 e, atualmente oferece 10 cursos de graduação e doze cursos de pós-graduação na área empresarial, saúde e educação. A instituição já formou mais de 900 alunos que hoje exercem suas atividades profissionais em toda a região dos Campos Gerais.

Informações e imagens: Divulgação/Faculdade Sant’Ana

Digiqole ad

Notícias Relacionadas