Faculdade Sant’Ana abre novas turmas de pós-graduação

 Faculdade Sant’Ana abre novas turmas de pós-graduação

Os cursos de terapia cognitivo-comportamental e de motricidade orofacial têm em comum a ênfase nas aulas práticas

Das assessorias

O pioneirismo e a qualidade são as marcas da Faculdade Sant’Ana. Sempre atenta às necessidades do mercado, ela abre as inscrições para novas turmas dos cursos de pós-graduação. São abertas vagas para a especialização em educação infantil, terapia cognitivo-comportamental, psicologia fenomenológico-existencial e humanista, avaliação psicológica, neurociências e motricidade orofacial. O intuito é proporcionar aos seus alunos uma formação completa e integral, enviando para o mercado profissionais altamente capacitados e preparados.  

Uma das novidades da Faculdade Sant’Ana é a abertura da primeira turma da pós-graduação em motricidade orofacial, com ênfase na prática clínica. Ele é destinado a fonoaudiólogos e tem como objetivo capacitar o profissional a realizar avaliação, diagnóstico, reabilitação e outras condutas em casos de alterações orofaciais em sua prática clínica.

De acordo com a coordenadora do curso, Francine Marson Costa, o grande diferencial da grade curricular são as atividades práticas. “Para formar um verdadeiro especialista, é preciso que ele adquira conhecimentos teóricos, mas tem que aprender a fazer bem! Isso só se aprende fazendo com supervisão e orientação adequada”, justifica. 

Em todos os módulos haverá um componente teórico e um prático. O componente prático poderá ser realizado presencialmente na Clínica Escola de Fonoaudiologia da Faculdade Sant’Ana, no Laboratório de Anatomia da Faculdade e em outros locais como clínicas conveniadas. Eventualmente, o componente prático poderá ser ofertado via remoto por meio de apresentação e discussão de casos da temática do módulo. 

“O curso foi todo pensando para oferecer essa prática em todos os módulos do curso. Os alunos também terão um espaço para trazer suas dúvidas e casos, que atendem em seus consultórios, para discussão, orientação com os colegas e professores”, relata a coordenadora. Todas as aulas práticas serão acompanhadas e orientadas integralmente pelo professor responsável pela disciplina ou por um professor coordenador. 

A previsão é que as aulas iniciem no mês de julho de 2021. O curso tem duração de 2 anos, com aulas quinzenais no primeiro ano e mensais no segundo ano. A carga horária será de 400 horas de aulas teóricas e práticas, seguidas de 100 horas para a realização do trabalho de conclusão de curso (TCC) e publicação de trabalho científico.

“A área de motricidade orofacial é muito procurada nos consultórios fonoaudiólogicos, porém há poucos cursos de especialização aqui no sul do Brasil, principalmente os que focam na prática. Esse aprendizado prático é fundamental nessa área em que são usadas muitas técnicas de manejo do paciente”, conta Francine. 

Especialização em terapia cognitivo-comportamental

Outro destaque da Faculdade Sant’Ana é o curso de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental. O objetivo é proporcionar uma visão aprofundada dos fundamentos básicos desta técnica terapêutica e qualificar psicólogos ou médicos psiquiatras para utilizar este método de abordagem nas suas clínicas, para obter resultados satisfatórios e permanentes com os pacientes.

A grade curricular do curso prevê um módulo de estágio supervisionado a ser realizado na Clínica-Escola da Faculdade Sant’Ana ou em outro estabelecimento de sua escolha. “Esta etapa é fundamental para sedimentar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Além disso, a prática clínica se caracteriza como a forma mais palpável da aplicação da teoria psicológica”, enfatiza o coordenador do curso, Maurício Wisniewski. Ele destaca que a pós-graduação também tem como diferencial um corpo docente de professores altamente qualificados, alguns autores de livros sobre o tema, unindo de forma equilibrada prática e teoria.

O coordenador explica que a necessidade especialização surgiu devido ao aumento da demanda pela terapia cognitivo-comportamental, que tem crescido em proporção maior que a quantidade de psicólogos formados na abordagem. “A Psicologia Clínica sempre está em alta, ainda mais agora que temos tanta demanda de uma sociedade fragilizada pelo medo, pela ansiedade, pela tristeza e pela perda. Calcula-se que em futuro próximo haverá falta de profissionais para atender as necessidades da população em termos de psicoterapia cognitivo-comportamental. Esta é uma tendência que se verifica em todas as partes do mundo, atualmente”, relata. 

A pós-graduação terá carga horária total de 500 horas, sendo 360 horas de aulas teóricas, 60 horas dedicadas ao trabalho de conclusão de curso e 80 horas de estágio clínico supervisionado. As aulas estão previstas para começar em junho e seguem até outubro de 2022.

Faça seu cadastro no site https://www.iessa.edu.br.

Informações e imagens: Divulgação/Assessorias

Digiqole ad

Notícias Relacionadas