Enfermeira Terezinha Pelinski, do HU-UEPG, é a primeira a receber a vacina em PG

 Enfermeira Terezinha Pelinski, do HU-UEPG, é a primeira a receber a vacina em PG

A primeira dose de vacina contra a Covid-19 será aplicada nesta terça-feira (19), na sede da 3ª Regional de Saúde

Das assessorias

Nesta terça-feira (19), a primeira dose de vacina contra a Covid-19 será aplicada na enfermeira Terezinha Pelinski da Silveira. O momento histórico que marca o início da vacinação em Ponta Grossa acontece 12h na sede da 3ª Regional de Saúde.

Terezinha é enfermeira do Hospital Universitário da UEPG desde 2009, quando foi criado o então Hospital Regional dos Campos Gerais. Durante a pandemia, assumiu a coordenação da Clínica Covid, participando da implantação dos leitos exclusivos para a doença em abril de 2020. Em julho, Terezinha teve diagnóstico positivo para Covid-19 e ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva do HU-UEPG, onde foi tratada por seus colegas de trabalho.

Foi a enfermeira Letícia Vacelkoski, coordenadora do Pronto Atendimento do HU, que atendeu Terezinha no momento da internação. “Foi uma pressão muito grande ver naquela situação uma pessoa que está com você em todas as reuniões, o tempo inteiro, quase todos os dias. Foi realmente um choque”, lembra.  Terezinha retornou ao trabalho nos leitos clínicos para pacientes positivos ou suspeitos de infecção pelo novo coronavírus em outubro de 2020.

“É um privilégio receber a vacina, é uma esperança para toda a sociedade”, comemora Terezinha. A enfermeira ressalta o papel do SUS, “que deve ser a força do país durante a pandemia. É um sinal de esperança para todos os servidores que trabalharam duro por tanto tempo. A nossa equipe agora está ainda mais preparada para ajudar a comunidade a enfrentar essa doença”, completa.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, assinala que a vacinação é uma afirmação na crença na ciência e no SUS. “O fato de escolhermos, em conjunto com a prefeita Elizabeth Schmidt, a enfermeira Terezinha, é uma forma de prestar homenagem a ela, pela trajetória profissional e por sua atuação na pandemia, e a todos os profissionais de saúde do HU-UEPG, que estão na linha de frente”, complementa.

“O inicio da vacinação renova a esperança em todos nós. Vacinar prioritariamente os profissionais que enfrentam há meses o dia-a-dia no atendimento de pacientes com a Covid-19 proporciona ânimo as equipes e gera uma ótima expectativa na população”, enfatiza o diretor geral do HU, professor Sinvaldo Baglie. “Todos os profissionais do HU se sentem representados pela escolha da Terezinha como primeira a ser imunizada, já que ela faz parte da história do Hospital Universitário”.

O plano de imunização em Ponta Grossa prevê que 2850 profissionais da saúde recebam a vacina na primeira fase. Já na 3ª Regional de Saúde, que abrange Ponta Grossa e outros 11 municípios da região, cerca de 11,5 mil pessoas devem ser vacinadas neste primeiro momento, sendo que 10.950 são profissionais da saúde e outros 550 são idosos que vivem em asilos.

Informações e imagens: Divulgação/UEPG

Digiqole ad

Notícias Relacionadas