24 de setembro de 2021

(42) 99838-3791

Últimas notícias

Colégio Sant’Ana completa 116 anos neste sábado (20)

 Colégio Sant’Ana completa 116 anos neste sábado (20)

A escola foi a primeira instituição de ensino privado a se estabelecer em Ponta Grossa e se tornou referência na educação baseada em valores cristãos

Das assessorias

Neste sábado (20), o Colégio Sant’Ana completa 116 anos de atuação em Ponta Grossa com uma história de pioneirismo, amor e dedicação ao saber. A escola mantida pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo foi a primeira instituição de ensino privado a se estabelecer na cidade e se tornou referência na educação baseada em valores cristãos.

A Diretora do da Colégio Sant’Ana, Irmã Maria Aluísia Rhoden, não esconde o orgulho da trajetória da instituição. “O Colégio Sant’Ana sempre é o pioneiro na cidade. Desde que nasceu, em 1905, a nossa preocupação é realmente dar o melhor para família ponta-grossense. Esse melhor é através da boa educação, quando você forma mente, corpo e espírito”, enfatiza.

“O Colégio Sant’Ana faz parte da história de Ponta Grossa, cresceu e amadureceu com a cidade. A gente leva a sério a educação e os nossos professores têm gosto de dar aula”, comenta. Ela destaca que o vínculo com a escola é tão forte que muitos ex-alunos acabam se tornando professores da instituição.

Como tudo começou

A história do Colégio e Faculdade Sant’Ana começou em 1905, com a chegada Irmãs Regina, Suitberta e Dionísia da Congregação Missionárias Servas do Espírito Santo. Imediatamente, elas assumiram a direção da antiga Escola Paroquial e passaram a se dedicar ao ensino das crianças. Nascia ali o Colégio Sant’Ana e com ele um modelo de educação pioneiro na cidade.

Neste período, os meninos frequentavam uma escola especial dirigida pelos Padres da Sociedade do Verbo Divino, então Irmãs Servas do Espírito Santo ficaram responsáveis pela educação das meninas. Poucos anos depois, elas também fundaram a Escola Polonesa (1907) e a Escola Alemã (1908) para atender os filhos de imigrantes que se instalaram na região dos Campos Gerais. 

“A dedicação, o esforço e a vontade das Irmãs em crescer construindo o Reino de Deus por meio da Educação fizeram com que houvesse uma progressiva expansão com um ensino aprimorado e sólido”, relata Irmã Maria Aluísia. Para ela, o Colégio Sant’Ana é um marco na história da educação em Ponta Grossa.

Estrutura física diferenciada

Em todos esses anos de atuação, o Colégio Sant’Ana passou por inúmeras reformas estruturais nas suas instalações para garantir o bem-estar dos alunos e a qualidade do ensino. A infraestrutura também foi ampliada e atualmente conta com um moderno complexo esportivo (ginásio de esportes, piscina térmica semi-olímpica, pista de atletismo e campo de futebol suíço-sintético), playground, prédio da banda marcial, biblioteca, laboratórios de informática, ônibus para o transporte dos alunos e sede campestre, localizada no Jardim Paraíso.

Atuação em comunidades carentes é um dos diferenciais do Colégio Sant’Ana

De acordo com a Irmã Maria Aluísia, a ação social é uma das marcas do Colégio Sant’Ana. “Desde a nossa fundação, nós sempre pensamos em formas de oferecer oportunidades para as pessoas mais carentes oferecendo ensino gratuito e de qualidade para as famílias que mais precisam”, destaca. Ela cita como exemplos a atuação no Centro de Educação Infantil Sant’Ana – Vila Clóris e na Escola Arnaldo Janssen – Sant´Ana – Ensino Fundamental.

Níveis de ensino

O Colégio Sant’Ana oferece Educação Infantil para crianças de 11 meses a cinco anos, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursinho preparatório para o Vestibular. Os alunos também podem optar pelos cursos técnicos em Informática, Química, Análises Clínicas, Administração, Curso Normal (formação de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental), concomitantes ao Ensino Médio.

Faculdade Sant’Ana

A Faculdade Sant’Ana, fundada em 2002, oferece dez opções de cursos de ensino superior, são eles: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Educação Física, Secretariado Executivo, Bacharelado em Psicologia, Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Filosofia, Fonoaudiologia, Português: Letras/Libras e Administração. A instituição também conta com programas de pós-graduação em educação, administração e saúde.

Informações e imagens: Divulgação/Colégio Sant’Ana

Digiqole ad

Notícias Relacionadas