CimSaúde homenageia mulheres que na área da saúde

 CimSaúde homenageia mulheres que na área da saúde

Na linha de frente de movimentos, de revoluções, de pedidos por direitos iguais, as mulheres assumiram ainda a responsabilidade de cuidar de uma sociedade em pandemia

Das assessorias

Na linha de frente de movimentos, de revoluções, de pedidos por direitos iguais. Hoje, além de todas estas frentes as mulheres assumiram ainda a responsabilidade de cuidar de uma sociedade em pandemia. Além de mães, muitas atuam como médicas, enfermeiras, técnicas, cargos administrativos tanto na gestão como na assistência, enfim, uma infinidade de cargos na saúde – sendo a maioria nas instituições de saúde. “Nesta área os riscos são diários. Ainda mais neste momento em que os hospitais estão sem condições de receber os pacientes”, explica a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pâmella Costa.

O Consórcio não atua como referência contra a covid-19, mas recebe centenas de pacientes todas as semanas para evitar um “colapso ainda maior” do sistema de saúde. “Seguimos com os atendimentos eletivos”, esclarece a diretora, destacando que os profissionais do CimSaúde tiveram que se reinventar. “Tivemos que inovar enquanto serviço de saúde, mostrando que temos potencial para enfrentar os desafios que nos são impostos como o caso da Covid-19”, aponta. Durante todo o período de pandemia, o Consórcio esteve realizando os cuidados e organizando o serviço para garantir a saúde da população assistida no serviço de saúde.

Para o médico endocrinologista Fabrício Galan é muito importante deixar uma homenagem às mulheres neste dia, “mesmo o dia das mulheres sendo todo dia”. “É importantíssimo o trabalho feminino na saúde. Sem elas, com certeza, teríamos números mais catastróficos na pandemia”, avalia o profissional, lembrando-se das rotinas exaustivas dos profissionais da saúde durante o período. “Elas aguentam com garra, brio e competência 48, 72 horas de plantões”, ressalta.

Além da garra, Galan destaca ainda outro aspecto do trabalho feminino em ambientes hospitalares. “São acolhedoras, trazem mais leveza para o ambiente tratamento e um atendimento mais humano”, finaliza.

“Sabemos de nossas lutas diárias e compartilhamos sororidade. Mas hoje é dia de mostrar nossa gratidão”, exulta a diretora do Consórcio parabenizando as prefeitas dos municípios consorciados, as gestoras de saúde, todas as profissionais das diversas classes de trabalho que fazem parte da equipe de assistência, e a equipe de colaboradoras do CimSaúde.

Informações: Divulgação/CimSaúde

Imagens: Reprodução/Freepik

Digiqole ad

Notícias Relacionadas