24 de setembro de 2021

(42) 99838-3791

Últimas notícias

Centenas de pessoas acompanham os encontros sobre Liturgia promovidos pela Diocese

 Centenas de pessoas acompanham os encontros sobre Liturgia promovidos pela Diocese

Aulas sobre Liturgia atraem gente de Cascavel e Jacarezinho

Das assessorias

A Formação Diocesana sobre a Santa Missa promovida pela Pastoral de Animação Litúrgica está entrando em sua terceira semana. Realizada via YouTube, a formação já foi acompanhada por cerca de 800 pessoas, nas duas primeiras semanas. O conteúdo do primeiro encontro teve mais de duas mil visualizações. Os participantes, inscritos previamente, são de todas as comunidades da Diocese de Ponta Grossa e até de fora, como da Diocese de Jacarezinho e da Arquidiocese de Cascavel.

“Estamos trabalhando a regra geral, que é o Missal Romano. Tudo o que é trabalhado está na instrução geral, mas quando a pessoa traz uma situação da paróquia nós não conseguimos resolver. Quem resolve é o pároco. Eu deixo bem claro isso, sempre”, informa o coordenador diocesano da Pastoral de Animação Litúrgica, padre Alvaro Luiz Martins Nortok, referindo-se às principais dúvidas que tem surgido ao fim de cada encontro, especialmente, quanto a fuga das regras verificada em algumas paróquias, adeptas ao que o coordenador chamou de ‘criatividade selvagem’. “Acabam criando coisas onde não precisa”, afirma

De acordo com padre Alvaro, o segundo encontro foi visualizado por 1.054 pessoas, que não só acompanharam ao vivo, às quintas-feiras, a partir das 20 horas, mas também assistem depois no Youtube da Paróquia Santana de Castro. “As interações e perguntas estão boas. Nós selecionamos algumas para o final e assim podemos ser mais didáticos. Mas, estou revendo muitos feedbacks de padres, diáconos, e leigos perguntando sobre a Liturgia da Igreja. Está ficando claro que não estamos entrando em nada particular de paróquias. Mas temos uma visão formativa sobre o rito da Eucaristia”, avalia o coordenador.

”Têm muitas pessoas de comunidade do interior participando por isso até algumas coisas sobre os livros litúrgicos estou usando, lembrando sempre que a ideia central é aprofundar o conhecimento sobre o Rito da Santa Missa com o intuito de celebrar melhor e conhecer a Liturgia da Igreja através dos documentos após a reforma conciliar”, comenta.  Neste dia 18, o encontro abordará ‘Liturgia Eucarística’ e ‘Ministérios na Celebração Eucarística’, e, dia 25, ‘Ritos Finais’ e ‘Cantos’. As assessorias estão a cargo do padre Alvaro Nortok, irmã Ana Paula Doloratas, Rafaela Krubniki, Jessika Fabiane, diácono Augusto Rota e Luciane Rota.

Os slides preparados semanalmente são enviados nos grupos e, a cada encontro também há uma orientação e um resumo do dia. Depois de terminada a formação, os vídeos ficarão no canal Liturgia e Canto Diocese de Ponta Grossa. Quem quiser participar ainda pode se inscrever acessando o linkhttps://chat.whatsapp.com/I9NzQtwKac02qryOnUekiW e entrar em um dos três grupos do WhatsApp criados para a formação. Para melhor aproveitamento, os organizadores orientam que sejam vistos os vídeos dos encontros anteriores. 

Informações e imagens: Divulgação/Diocese de Ponta Grossa

Digiqole ad

Notícias Relacionadas