Campeonato internacional de xadrez terá participação dos alunos do Colégio Sepam

 Campeonato internacional de xadrez terá participação dos alunos do Colégio Sepam

Disputa acontece em Florianópolis de 18 a 24 de janeiro

Das assessorias

O Gambito da Rainha bombou nos streamings de filmes e séries e o xadrez nos navegadores da internet. Após o sucesso da minissérie do Netflix, as buscas no Google pelo jogo dobraram. A Federação Internacional de Xadrez divulgou que há, aproximadamente, 1 bilhão de smartphones que agora têm algum tipo de jogo de xadrez baixado. Mas o Colégio Pontagrossense – Sepam, de Ponta Grossa (PR), conhece muito bem os benefícios do xadrez há tempos. A modalidade é praticada por uma equipe competente, que possui um histórico de conquistas e premiações importantes.

Na próxima segunda-feira (18), os estudantes, Leonardo Herai Borges e Anderson Lemes da Silva, partem para o Floripa Chess Open 2021, que acontece em Florianópolis (SC) de 18 a 24 de janeiro. O técnico da equipe e professor do Sepam, Lucas Borges, ressalta que este campeonato é uma oportunidade para os atletas retomarem o ritmo de jogos. “Durante o ano de 2020 nossos treinamentos aconteceram de forma remota, em plataforma online, por isso é importante esse tipo de experiência para que os alunos devido à dinâmica das competições presenciais, e este é um dos maiores campeonatos da América Latina. Não podíamos perder essa oportunidade e fortalecer ainda mais os nossos atletas”, destaca

Ambos os enxadristas já conquistaram prêmios importantes. Em 2019, Anderson foi campeão individual e por equipes dos Jogos Escolares do Paraná, e o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude, conquistando a medalha de prata na edição realizada em Blumenau (SC). Leonardo foi campeão paranaense por quatro anos consecutivos. Em 2019, o enxadrista foi prata no campeonato brasileiro e prata nos Jogos Sul-Americanos Escolares, representando a Seleção Brasileira CBDE na edição realizada em Assunção, no Paraguai. Em 2020, Leonardo conquistou o Campeão Brasileiro Escolar Online da CBX e o título de Mestre Nacional.

O Floripa Chess Open 2021 será realizado seguindo os protocolos de distanciamento entre os participantes, capacidade reduzida de público e proibição de aglomerações. O sistema de disputa será suíço em 10 rodadas, acelerado até a 5ª rodada. O ritmo de jogo será de 90 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance.

Informações e imagens: Divulgação/Colégio Sepam

Digiqole ad

Notícias Relacionadas