Alagamento invade a Escola Estadual Eugenio Malanski, no Borsato

 Alagamento invade a Escola Estadual Eugenio Malanski, no Borsato

Segundo relatos, a situação se repete há cerca de três anos; escola foi construída em 1984 e atende a comunidade da zona leste de Ponta Grossa

Por Cícero Goytacaz

As chuvas recentes causaram alagamentos na Escola Estadual Professor Eugenio Malanski, localizada no núcleo Borsato, na região de Uvaranas, zona leste de Ponta Grossa. Na última semana, as dependências da instituição foram inundadas pela água suja e pela lama que invadiu o local.

Segundo o professor Pedro Rogério Paiva, diretor da escola, o problema começou após o início da construção de um loteamento, localizado ao lado da instituição. “Nunca havia acontecido de ter alagamento na escola desde a sua construção, em 1984”, complementa o diretor.

De acordo com o professor Ceslau Tomczyk, que trabalha na escola há 11 anos, o problema com os alagamentos ocorre há cerca de três anos e aumenta toda vez que chove forte. “Sempre desce muita lama que entope canaletas e causa transtornos por conta da sujeira que fica depois”, relata. Além dos alagamentos nas dependências da instituição, preocupa também, segundo Tomczyk, o mal cheiro e o perigo de doenças, pois as moradias vizinhas do local também são afetadas pelos alagamentos.

De acordo com o Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (SEED-PR/NRE), a situação já foi notificada pela direção da escola e encaminhada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que tomará de imediato as devidas providências.

Imagens: Reprodução/Facebook – Ceslau Tomczyk

Digiqole ad

Notícias Relacionadas