ACIPG inicia nova etapa do “Programa Empreender”

 ACIPG inicia nova etapa do “Programa Empreender”

Realizado em parceria com diferentes entidades, programa visa fortalecer e unir empresários de diferentes segmentos.

Das Assessorias

O Programa Empreender, desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), com apoio de outras entidades, iniciou uma nova fase, após passar por um processo de remodelação. 

Depois da contratação de novos consultores, o programa deu início a uma segunda etapa, traçando o planejamento para os próximos meses de atividade, com uma reunião entre membros da ACIPG, entidades envolvidas no ‘Empreender’ e os novos integrantes que atuarão no programa. “O Empreender foi submetido a uma revisão, em uma análise, para se observar os pontos fortes e fracos. Percebeu-se que cabia melhorias, adaptações, ajustes, e foi iniciado um período de estudo sobre o que poderia ser aprimorado. E assim foi feito: foram contratados consultores que trabalharão juntos, porém em setores e segmentos diferentes. Juntos, porque é essa a filosofia do associativismo. Em diferentes setores, para que possam se dedicar de forma organizada e efetiva em cada um deles”, explica Adriana Durau, diretora de Associativismo, Bairros e Núcleos da ACIPG. 

Coordenadora do Programa Empreender, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP) também participa ativamente da renovação em Ponta Grossa, cujo objetivo é reunir empresários em prol de objetivos e soluções em comum. “O programa está passando este ano por uma transformação, uma modernização, seguindo os parâmetros recomendados pela metodologia e estratégias definidas pela entidade. O Programa Empreender consiste em reunir empresários com o mesmo interesse em comum, com os mesmos objetivos, a fim de melhorar as práticas de gestão, melhorar as estratégias de atuação, e com isso refletir no aumento da competitividade dessas empresas nucleadas. Sempre um núcleo, para que seja ativo e tenha a possibilidade de crescimento, tem que ter a presença de um consultor, então é esse apoio que a associação comercial fornece” detalha Flávio Luiz Amorim Moretti, Consultor Regional da FACIAP. 

A estratégia adotada pela ACIPG foi pela segmentação entre o Programa de Desenvolvimento Econômico (PDE) e o Programa de Desenvolvimento de Setor (PDS). “As estratégias que nós definimos para a modernização do programa seria a estratégia do PDE e do PDS. O PDS vai tratar os grupos, os segmentos de empresas, trabalhando núcleos de forma segmentada, ou seja, da mesma área de atuação. E o PDE serão núcleos de empresas de determinada região, grupos multissetoriais. Essa é a estratégia que a ACIPG adequou de acordo com a metodologia do programa”, diz Moretti. “É uma estratégica fantástica, de fortalecimento do associativismo, mas acima de tudo, quando bem aplicada toda essa metodologia, ela tem um papel fundamental na melhoria dos negócios. A partir do momento em que se reúna empresas da mesma atividade, do mesmo setor, facilita muito a vida desses empresários” complementa Joel Franzin, gerente regional do Sebrae em Ponta Grossa, que também integra as ações do Empreender. 

A união dos empresários é apontada como uma das soluções para os negócios, sendo essencial para o fortalecimento dos setores, sobretudo entre pequenas e médias empresas. “Entre tantas vantagens, a que mais se ressalta é a questão de união de forças. O pequeno tem muita dificuldade de negociação, para comprar, para usar mídias. Essa união dá acessos a ele, quebra essas barreiras de entradas, ajuda nas compras, a dissipar custos”, ressalta Tônia Mansani, coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação de Ponta Grossa outra entidade que faz parte do Programa Empreender. “Os problemas são muito parecidos, ou seja, as soluções também são muito parecidas. Então, de uma forma coletiva eles conseguem buscar alternativas mais viáveis, de uma forma mais econômica, mas isso passa também por um processo de amadurecimento do empresário, onde eles acabam tendo um entendimento de que o concorrente não precisa ser e não é um inimigo. Ou seja, é nessa parceria que os dois se tornam viáveis”, explica Franzin. “Muitos empresários ainda têm o pensamento de o concorrente ser o vizinho do mesmo segmento, só que não é. Os empresários têm que unir forças para que fortaleçam as empresas dessa mesma área de atuação, que dessa forma eles consigam trazer um maior peso, maior representatividade, e maior desenvolvimento para o próprio segmento. Com a modernização do programa a gente quer fortalecer as empresas de determinada área de atuação, para que consiga em seguida fortalecer o segmento”, reforça Flávio Luiz Amorim Moretti. 

Os próximos passos do Programa Empreender incluem promover essa conexão entre os empresários da cidade que aderirem à iniciativa, e desta forma fomentar a economia em Ponta Grossa. “Estamos agora à frente da pasta do Associativismo com o intuito de fortalecemos essa prática dentro da casa e daí para toda a sociedade. Os consultores já iniciaram seus trabalhos e estão muito ativos já nessa fase inicial, onde se tem como meta contactar com todos os empresários da cidade, de todos os setores”, afirma a diretora Adriana Durau. “É um papel fundamental essa reestruturação do Empreender, através da ACIPG. Nós do Sebrae somos parceiros nessa atividade, e todas as demandas que tivermos por parte da associação, para o fortalecimento dessas ações associativas, nós estaremos sempre à disposição”, complementa Joel Franzim. “Não tem como fortalecer o segmento sem fortalecer as empresas que estão nele constituídas. É importante reforçar que o Empreender vai estar difundido em vários pilares dentro da associação. Então se de repente tiver algum empresário que tiver o objetivo de se desenvolver e desenvolver o segmento, ele pode buscar a própria entidade para que a gente possa fazer um levantamento, um estudo junto ao segmento e trabalhar esse grupo de empresas para a constituição do núcleo do Empreender”, finaliza Moretti.

Informações e imagem: Assessoria de Comunicação da ACIPG

Digiqole ad

Notícias Relacionadas