24 de setembro de 2021

(42) 99838-3791

Últimas notícias

Abertas inscrições para 19ª Semana Nacional de Museus; confira a programação

 Abertas inscrições para 19ª Semana Nacional de Museus; confira a programação

O evento apresenta quatro conferências online (via Google Meet) sobre memória, história e cultura regional, artes, jornalismo, pandemia e acervos

Das assessorias

O Museu Campos Gerais (MCG) da Universidade Estadual de Ponta Grossa está com inscrições abertas para ouvintes da 19ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre 17 e 21 de maio. O evento apresenta quatro conferências online (via Google Meet) sobre memória, história e cultura regional, artes, jornalismo, pandemia e acervos, além de entrevistas ao vivo pelo Instagram do MCG.

Para se inscrever, basta preencher um formulário disponível no site do MCG até 16 de maio. Os ouvintes que acompanharem ao menos 75% das atividades remotas terão direito a certificado da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). Podem participar estudantes de ensino médio, de graduação ou de pós-graduação de qualquer instituição, profissionais do setor de museus, docentes do Paraná e outros estados, e também demais pessoas interessadas da comunidade universitária local.

A edição deste ano tem como tema o “Futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Dentro dessa proposta, o MCG oferece painéis que abordam distintas realidades pertinentes ao escopo de atuação dos museus, seja na pesquisa, no trato de acervos ou nas ações educativas e de acesso ao conhecimento.

A 19ª Semana Nacional de Museus ocorre em todo o Brasil e é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação do MCG no evento tem apoio da Proex, da Fundação Araucária, da Associação dos Museus dos Campos Gerais, do Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG e do projeto de extensão Ações Culturais no MCG.

Programação 

17/05 – 19h – Abertura solene do evento Museu Campos Gerais na 19ª Semana Nacional de Museus. Homenagem às vítimas da pandemia. Apresentação musical online de Nicolas Salazar. Via redes sociais do Museu Campos Gerais.

18/05 – 19h­ – 40 anos do jornal Lira Paulistana. Com Tiago J. J. Alves e Fernanda do Canto.

19/05 – 14h – O Micro do Macro na pandemia: Diálogos entre Jornalismo, História, Artes e Ciências Biológicas. Com Marcos Pileggi (PPG Biologia Evolutiva/UEPG); Marcelo Bronosky (PPG Jornalismo/UEPG), Alexandre Camera Varella (PPG História/UNILA) e André Mendes (artista visual)

20/05 – 19h – Acervo e História de Simonetta Bufferli, com Nina Bufferli Barbosa.

21/05 – 10h – Técnicas de Curadoria de Negativos de Vidro, com projeto de extensão Fundo Foto Bianchi e Casa da Memória Paraná.

Digiqole ad

Notícias Relacionadas