InternacionalMundo

Protestos na França: Paris, Lille e Nice adotam toque de recolher

Restrições foram anunciadas após tumultos; manifestantes cobram medidas contra a alta dos preços e melhorias nas escolas.

Cidades da França adotaram toques de recolher após protestos que se transformaram em tumultos no fim de semana anterior a 19 de outubro de 2026. Na segunda-feira (19), o primeiro-ministro Sébastien Lecornu pediu às autoridades locais que restringissem a circulação para proteger moradores, imóveis e empresas, segundo a NHK.

Em Paris, a circulação foi proibida em determinados locais das 23h de segunda-feira às 6h de terça-feira. Lille, no norte do país, e Nice, no sul, também estabeleceram toques de recolher. Os protestos na França continuaram na segunda-feira, com a participação de estudantes e outros grupos.

Por que há protestos na França?

Os manifestantes cobram do governo medidas contra o aumento dos preços e melhorias nas condições das escolas. Essas são as reivindicações citadas na cobertura da NHK sobre os atos de outubro de 2026.

Os tumultos começaram no sábado, depois de semanas de tensão crescente. A fonte não informa o que desencadeou a violência naquele dia nem atribui os danos a um grupo específico de manifestantes.

Como funciona o toque de recolher em Paris?

A restrição em Paris valeu das 23h de 19 de outubro às 6h de 20 de outubro de 2026, apenas em determinados locais da cidade. As autoridades também proibiram reuniões e manifestações depois das 20h em algumas áreas, de acordo com a NHK.

InfográficoRestrições em Paris e danos na França

Horários das medidas em Paris e balanço divulgado pelo governo francês.

mais de 3 mil
estabelecimentos danificadosBalanço do governo francês
  • 20hProibição de reuniõesDepois desse horário, em algumas áreas
  • 23hInício da restriçãoEm determinados locais de Paris
  • 6hFim da restriçãoNa terça-feira
  • mais de 3 milEstabelecimentos danificadosSegundo o governo francês
Fonte: NHK, com dados das autoridades de Paris e do governo francêscomVc Portal

A reportagem não especifica quais ruas ou bairros foram abrangidos. Também não informa os horários e as áreas dos toques de recolher estabelecidos em Lille e Nice.

O que aconteceu com o Museu do Louvre?

O Museu do Louvre fechou durante o dia 19 de outubro de 2026 depois que manifestantes bloquearam sua entrada. Estudantes e outros grupos seguiram protestando naquela segunda-feira, apesar dos tumultos registrados no fim de semana.

Segundo o governo francês, mais de 3 mil estabelecimentos sofreram danos durante os tumultos. A informação divulgada não detalha onde ficam esses imóveis nem o valor dos prejuízos.

Foto de capa: Yann Caradec from Paris, France/Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0)

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo comVc Portal.